Salvação para todos?

Salvação para todos?

A SALVAÇÃO DE TODOS OS HOMENS: A VONTADE DE DEUS

“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens ... Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a Si mesmo Se deu em resgate por todos; testemunho que se deve prestar em tempos oportunos” – 1 Tm 2.1,3-6

“Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” – 2 Pe 3.9

Temos mencionado várias vezes que aqueles que desejam conhecer a vontade de Deus devem pensar não somente em certos mandamentos e sim considerar a revelação mais ampla da vontade de Deus com respeito ao homem e que atitude e empenho isso exige. Nem devemos nos limitar à inquietação sobre Sua vontade para nossas vidas individuais, e sim conhecer Sua vontade para todos os homens e usar isso como uma diretriz para nossa conduta e sentimento para com eles. Ele quer que “todos os homens sejam salvos”. Ele quer que “todos cheguem ao arrependimento”. Que efeito essa vontade de Deus tem sobre nós? E como podemos estar unidos com Sua vontade?

Deus quer que todos os homens sejam salvos e que todos cheguem ao arrependimento. Permita que a fé nestas palavras tome posse do seu coração; permita que a vontade de Deus se torne a sua vontade e inspire sua vida; talvez assim você alcance algum pequeno entendimento de como harmonizar esta vontade Dele com Sua onipotência e soberania.

Se aceitarmos esta vontade de Deus, recebendo-a em nossos corações e fazendo-a nossa realmente, nossas vidas serão transformadas! O primeiro resultado será exatamente o que Paulo ordena: orações e intercessões por todos os homens. Aprenderemos a ver cada homem na luz correta, não a luz de quem ele seja, o que ele faz, ou o que ele merece, mas na luz do amor de Deus e da Sua vontade para ele. Se Deus amou criaturas miseráveis e indignas e desejou tanto ajuda-las que enviou Seu Filho para morrer por elas, e se nossa vontade é uma com a Dele, seremos inspirados a amá-las e a orar ardentemente por elas. O verdadeiro amor sempre se expressa em ações. A oração sincera nos leva a fazer o que podemos para obtermos o que pedimos. Se a vontade de Deus é que todas as pessoas sejam salvas se torna a nossa vontade, é impossível não fazer tudo o que podemos para levá-las ao arrependimento.

Essa resposta ativa deve chegar a todos, longe e perto. Todos têm pessoas não convertidas vivendo por perto. Se a vontade de Deus para a salvação delas se torna nossa vontade, somos impulsionados a nos oferecer a Deus para sermos usados como mensageiros do Evangelho da paz a elas. A chamada para levar o Evangelho a todos é dada a cada um de nós. Qualquer que é convencido da vontade de Deus com respeito aos pagãos, se torna um caloroso sustentador das Missões e dará sua vida para ajudar no avanço dessa causa. 

Que a vontade de Deus para a salvação de todos os homens possa ser encontrada em cada um de nós! A glória de Deus é nada menos do que isso: Seu insondável amor por todos que são perdidos e miseráveis para que sejam salvos.

Quando os cristãos reconhecerão que essa é a glória deles, a semelhança deles com Deus? Quando permitirão serem cheios com a vontade amorosa de Deus e deixarão que ela os possua e os consuma?

A obediência a todos os mandamentos individuais de Deus, que são expressões da Sua vontade, é apenas o primeiro passo no caminho dessa união mais elevada com a vontade de Deus que anseia abençoar e salvar.

Do livro: Not My Will – (pgs 72 a 74)
Autor: Andrew Murray
Tradução: Delcio Meireles